Seguidores

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Programação do Sarau das Pré-hispânicas da América Latina






Programação do Sarau das Artes Pré Hispânicas da América Latina. 

20:00 horas, horário de Brasília. Palavras de boas-vindas por parte da Mestre de Cerimônia do Sarau Iolanda Brazão. 

1- ABERTURA
Sarau das Artes Pré Hispânicas TLACUILOS
Senhoras e senhores, internautas e telespectadores, 
A missão fundamental das ARTES, sempre foi e há de continuar a ser, trazer a beleza, e o conforto para o espírito humano. Um tal dever está obviamente muito acima de qualquer adversidade particular incluso aí. Evidentemente, a pandemia da corona vírus que por hora enfrentamos.
Assim, o ser humano pode e deve lançar mão de todos os recursos tecnológicos disponível, para dar maior efetividade, a este desiderato sagrado, e fundamental de espécie humana que coube as artes objetivar.
Este é o papel deste primeiro encontro das Artes Latino – Americana, que, congraçando os povos neste sarau, que promove a manifestação da beleza e da grandeza humana.
É uma honra poder apresentar o Sarau Tlacuilos das artes Pré Hispânicas, de América Latina, neste intercâmbio cultural entre Columbia, Equador, México e Brasil.
Boa Noite! Sejam todos bem vindos!
     
2 - Palavras do Presidente da ALAPG-RJ. 
Vamos receber agora, o fundador e presidente da Academia de Letras e Artes de Poesia Gastronômica o Máster Internacional Chef, etnólogo, poeta e folclorista Fernando Calderón. (Apresentação Fernando Calderón)
 
3 - Apresentação dos Palestrantes e nome dos temas (artista plástico Reul Ulloa).
Iolanda Brazão - Falar da cultura de um povo, é ressaltar toda sua história, costumes, cultura e atividades artísticas, e principalmente resgatar todo este valor cultural e histórico.
É justamente o que este intercâmbio quer deixar para nós, que possamos sair deste encontro conhecendo um pouco mais da cultura destes países aqui presentes. Columbia, Equador e México. Vamos receber o Maestro, Artista Plástico   Réul Ullho, do Equador, que vai nos falar dos Tlacuilos.
 Uma espécie de sacerdotes e mágicos, que em sua arte refletiam os segredos de sua cultura.
Com a palavra, Reul Ullho
4 -Convido vocês a receberem Hupomone Vilanova, Nascido em Vitória de Santo Antão - Pernambuco Formado em Licenciatura em Letras pela FAINTVISA – Vitória de Santo Antão – Pernambuco. Cursou Música pela Universidade de Federal de Pernambuco – UFPE. Músico flautista Cursou de Licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe - Aracaju Sergipe. Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão – Pernambuco. Membro do Instituto Histórico de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco. Membro da Academia Vitoriense de Letras Artes e Ciência. Vitória de Santo Antão Pernambuco. Obra Publicada: - Sozinho, mas não só. Livro de autoajuda Editora Viseu.
5- Apresentação do Chef e antropólogo León Sérgio Olalde.
- León Sérgio Olalde. Chef e antropólogo um estudioso das culturas pré hispânicas (México), e historiador da cosina mexicana, vai nos deixar de boca aberta em falar da Culinária Mexicana.
o Chef León Sérgio Olalde rende homenagem às Molenderas cozinheiras das históricas quitutes pertencentes ao cardápio de seu fantástico e maravilhoso povo.
Resta ressaltar aqui, que a culinária tradicional mexicana foi inscrita pela Unesco, em 2010, na lista do Património Cultural Intangível da Humanidade, uma vez que se considerou que constitui um modelo cultural que inclui práticas agrícolas e técnicas culinárias milenares, como a nixtamalização do milho. Esta culinária, que ainda é a base da culinária moderna do México, tem como ingredientes principais, além do milho, do feijão e das pimentas, outros produtos indígenas, como o tomate, a abóbora, o abacate, o cacau e a baunilha.
Recebam agora   Leon Sergio Olalde
6 - Concertista Hupomone Vilanova.
Dando continuidade ao nosso encontro, vamos no deliciar com a música de Hupomone Vilanova.
É com você hupomone Vilanova
1. Ave Maria de Gounod. Instrumental Flauta transversal.
2. Amigos. Roberto Carlos. Instrumental Flauta transversal.
7 – Agradecimento
Encerramos aqui, este encontro das artes, mas antes quero agradecer em nome da Academia de Letras e artes de Poesia Gastronômica do Rio de Janeiro, todos os participantes deste sarou.
 Espero que tenham gostado, e que possamos nos encontrar em uma próxima oportunidade.
Nosso muito obrigado.
 Fiquem em paz e na paz. 

Boa Noite!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário